HISTÓRIA DO COLÉGIO

Informações:


Código Sec:1104057Direc:1AResponsável:ANDRE LUIS CALHEIROS VIEIRAEndereço:RUA C SETOR C - SN(774)Bairro:MUSSURUNGA IMunicípio:SALVADORCEP:41510190Telefone:(71) 33763487e-mail:cepa.salvador@educacao.ba.gov.br
LIVRO DA ESCOLA “HISTORIA DA NOSSA ESCOLA E DE TODOS NÓS”
PROJETO CONHECER PARA SIGNIFICAR DO
“MAIS EDUCAÇÃO”

AUTOR: A COMUNIDADE ESCOLAR
VOLUME I

CAPÍTULO 1
HISTÓRIA DE MANUEL PINTO DE AGUIAR
Baseado na leitura de textos do livro Pinto de Aguiar de Consuelo Novaes pelos alunos do colégio/turmas de 5ª a 8ª series do Programa mais educação.
“O livro inicia falando sobre sua infância e um pouco de seus pais e da sua descendência” Isaias Melo
“Manuel Pinto de Aguiar nasceu 7 de março de 1910. Os pais dele ficaram com orgulho porque  no mesmo ano que ele nasceu chegou o progresso na cidade de Alagoinhas.” Wyllian Uzeda
“Ele morava no interior da Bahia na cidade de Alagoinhas. A família tinha preconceito por a mãe dele ser índia.” Artur Bonati
“Onde ele nasceu cultivavam-se o fumo e a mandioca, atividades de caráter familiar naquela região. Ele tinha mente boa para fazer poemas e isso me chamou atenção porque hoje em dia as pessoas não fazem mais isso.” Maiana Michelle.
“Na cidade onde ele nasceu tinha um entreposto comercial com estrada de ferro construida pelos ingleses para ligar a Salvador a São Francisco” André
“Com 13 anos ele fez a primeira tradução do poema de Narayana Menon e ele se identificou com a personagem por seus cabelos negros e lisos” Maria Eduarda
“Ele era um escritor e também construiu muitas coisas tipo banco de administração, mercado de Água de meninos etc.”.Luidson
“Ele era um homem muito trabalhador e o que mais me chamou atenção foi ele ser um construtor de bairros e ter amor em cada coisa que fazia. Acho muito interessante a historia dele e engraçado que ele achava tempo para fazer tudo o que gostava” Larissa Karoline
“Quando ele se formou e começou a ganhar dinheiro montou escolas e faculdades” Yuri
“Ele foi professor construiu escolas inclusive em Alagoinhas ajudando as pessoas que não tinham condições.” Andressa, Lívia,Rayle,Camile
“Para ajudar e defender os direitos dos estudantes da cidade dele que não tinha ensino secundário e os alunos que não podiam ir para Salvador estudar ele já deputado estadual deu um jeito junto com o governador da época e o prefeito de Alagoinhas fazendo o ginásio para a cidade. Assim ele fez melhorias na educação resolvendo o problema” Ian, Filipe, Sávio, Jeferson.
“Queria que escolas fossem espalhadas e criou o ginásio Juracy Magalhaes em 1934”  Ana Beatriz Pereira
“Pinto de Aguiar tinha um amigo na prefeitura de Salvador chamado Heitor Dias que deu a ele, um cargo no setor econômico financeiro. Ele trabalhou um ano na secretaria de finanças da prefeitura de Salvador” Emerson.
“Ele ajudou a administrar a prefeitura muito bem fazendo-a crescer quando foi da secretaria de finanças” Paulo Sergio
“Ele foi grande batalhador conseguiu trabalhar em varias funções” Bruno
“Considerado uma pessoa importante por ter varias profissões e realizado  progresso na nossa cidade” Raquel
“Ele foi homem destacado na nossa terra. Foi construtor de bairros e casas.” Rainan.
“Eu entendi que ele foi um bom escritor e escreveu muitas coisas. Ele além de ser tradutor de livros foi poeta também ajudou muita gente” Pamela.
“Foi membro da Academia de Letras da Bahia e do Rio”Rainan , Nyara e Viviane
“Ele faleceu em 24/11/1991 no Rio de Janeiro. Foi jornalista, advogado, diretor da Caixa Econômica Federal da Bahia, Diretor da Petrobras e Eletrobrás e Itaipu. Deputado Estadual e Ministro do trabalho.” Henrique, Emerson e Igor.

HISTÓRIA DO COLÉGIO PINTO DE AGUIAR
Este capítulo é dedicado à construção da história do Colégio Estadual Pinto de Aguiar através da coleta de dados por questionários elaborados pelos alunos e respondidos pelos gestores, funcionários e professores antigos da escola, além das opiniões dos alunos sobre a escola.
O colégio foi fundado em Fevereiro de 1979. O nome do colégio possivelmente é uma homenagem ao político Manoel Pinto de Aguiar.
O atual diretor do colégio chama-se André Luís Calheiros Vieira. Ele está no colégio desde 1992 e já vivenciou muita coisa entre ampliação, reformas, execução de projetos, muitos momentos bons e muitos momentos ruins.
A escola antigamente só possuía 10 salas, não possuía coordenação, só possuía uma quadra, os quadros eram verdes, não possuía estacionamento interno, não havia sala multimídia, sala de leitura, laboratório de ciências e informática, enfim mudou muita coisa. Foram construídas com o tempo mais seis salas, uma quadra, o espaço aberto no corredor foi fechado e passou a ser a coordenação, foram adequadas sala de leitura, multimídia, laboratório de informática, ciências e rádio escola, os bebedouros antigos foram trocados por mais modernos e higiênicos; Construímos um palco para apresentações, cobrimos a quadra principal e cercamos com alambrados, adequamos o estacionamento interno e reformamos os telhados, os quadros antigos foram substituídos por melamínicos, trocamos a sirene por música, dentre várias outras coisas.  
O colégio vem melhorando bastante, porque vem se modernizando, se tornando mais agradável para alunos, professores, pais e funcionários, vem tornando-se com mais opções para os professores desempenharem bem suas atividades, os alunos passam mais tempo na escola com o Programa Mais Educação, a merenda vem melhorando, enfim o clima é outro.  
As mudanças no ensino da escola estão relacionadas em toda infraestrutura de apoio ao professor. As mudanças são desde o “quadro negro” até o estacionamento.
O relacionamento entre direção, professores, funcionários e alunos vem melhorando bastante, existem mais projetos com a participação efetiva dos alunos e a utilização de todos os espaços e recursos que a escola dispõe. O que ainda falta é um maior apoio em relação a verbas para manutenção de equipamentos eletroeletrônicos, e uma utilização ainda maior dos espaços e recursos disponíveis.
Ocorrem vários projetos durante o ano letivo aqui no colégio onde pode-se destacar : A Feira das Nações que contou com a presença de toda a comunidade e até com o Secretário da Educação, assim como o da “Consciência Negra” que acontece todos os anos, Feira de Ciências dentre outros.
A nossa escola possui 12 salas, um refeitório, uma sala de multimídias, uma sala de direção, um secretaria, uma cantina, um laboratório de ciências, dois banheiros, dois quadras, uma biblioteca, uma área de lazer, uma sala de professores, uma sala da rádio escolar e uma sala de informática.
Temos vários funcionários entre eles:
Tânia Mª Almeida (trabalha ha 13 anos) com a função de disciplina dos alunos; Vilma Silva (um ano) trabalha na portaria; Dinalva Nunes (dois anos) auxiliar de processamento; Marizete Rodrigues é auxiliar de classe; Noemia de Almeida (um ano) auxiliar de classe; Estela Márcia Lima (três anos) aux.de processamento.
Declaram gostar de trabalhar nas suas funções com o público, crianças e adolescentes. Observam nas suas atividades diárias a necessidade dos alunos terem mais respeito e obediência aos funcionários, maior disciplina e zelar pelo patrimônio da escola.  Acreditam que aumentando as atividades dos alunos na escola poderia melhorar as condições de trabalho. Sugerem melhorar a merenda oferecida e presença de policiais 24 horas na escola para manter a ordem. Estão dispostas a executar outras atividades que ajudem ao desenvolvimento do colégio.
“Estudo aqui há quatro anos e acho bom. Nestes anos houve melhorias da estrutura da escola, mas acho que precisa de mais.” Railine.
“Gosto de estudar aqui porque tem professores bons.” Ian.
“O colégio foi construído há bastante tempo então suas estruturas são antigas. Seria bom melhorar os banheiros, carteiras e merenda” José.
“O colégio é antigo. Gosto de estudar pela manha porque a tarde tem muita desunião. Estudando aqui melhorei em muitas matérias inclusive matemática. Melhoraria as salas inclusive a de informática com novos computadores. Pintaria a escola também.” Joseane.
“Este ano reformou a quadra e colocaram janelas de vidro nas salas, mas seria bom colocar cadeiras novas.” Gabriela.
“A merenda é boa mas precisa de refeitório” Lousiane
Ponto negativo é o mato no pátio, cadeiras quebradas” Sara
“Positivo é o Programa Mais Educação. Precisamos de atividades extraclasses” Tainara
“Queria usar mais a sala de informática e o laboratório de ciências” Nyara
“Gosto da minha escola porque tem professores qualificados” Gisele
“Devia ter mais segurança e pessoas que gostasse de estudar” Gabriel Queiroz
“Deveria colocar câmeras nas salas” Erica
“Eu gosto da biblioteca da minha escola porque gosto de ler” Rainan e pelo silencio Acson e “seria legal todo dia vim para a biblioteca” Rafaela















Nenhum comentário: